Especial Prefeituras

São João do Polêsine: o lar dos primeiros habitantes da Terra

House D

São João do Polêsine está situado na parte central do Vale do Jacuí, a 45 quilômetros de Santa Maria, faz parte da Quarta Colônia, e é a Terra dos Dinossauros mais Antigos do Mundo. Possui aproximadamente 2.700 habitantes e sua economia é estritamente agrícola, onde o arroz representa a base da agricultura polesinense. É município integrante do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tudo isso, que, somados a administração do Prefeito Matione Sonego, fazem da cidade próspera e com potencial futuro brilhante.


Infraestrutura

São João do Polêsine tem investido em infraestrutura e obras para sua população, começando com pavimentação e calçamentos. As principais obras neste sentido são as vias que dão acesso ao distrito turístico de Vale Vêneto e também para o município de Ivorá, integrando a cidade com um de seus principais pontos turísticos e com a região. Houve também a reforma e revitalização da Praça Matriz e da Prefeitura. Para completar, aconteceu a construção de um ginásio municipal na Vila Nova São Lucas onde acontecem aulas de escolinha de futsal e atende, diretamente, 97 famílias.


Saúde  

No âmbito da saúde, São João do Polêsine é um polo regional de cuida dos prolongados em seu Hospital Roberto Binatto. Na atual gestão, aconteceram também algumas melhorias de reestruturação e instalação de novos leitos. “Damos todo o suporte para que as pessoas que sofreram algum trauma forte possam se recuperar e retornar para a sociedade.”, destaca o prefeito Matione Sonego.


Agricultura 

Visando o desenvolvimento agrário da cidade , São João do Polêsine fez parceria com a UFSM para dar apoio, suporte técnico e instruções para o melhor aproveitamento das terras por parte dos produtores. Principalmente, no ponto de rotação de culturas e o aproveitamento do campo além do tradicional arroz, principal produção da cidade.


Educação e sustentabilidade   

Para incentivar o desenvolvimento sustentável desde cedo, a cidade lançou o “Programa Recicle Bem, Faça O Bem”, programa educacional de reciclagem correta destinado às instituições de ensino da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2023. Basta que os alunos levem materiais recicláveis que serão depositados nos ecopontos instalados em duas escolas da rede, podem ser levados resíduos como plásticos, papéis e metais para que ganhem pontos para serem trocados por prêmios, como fones de ouvido, bola, lápis de cor e outros itens. Segundo o prefeito, o projeto tem sido muito bem recebido e elogiado pela população.

Além disso, através do programa, a Prefeitura conseguiu viabilizar a entrega de Kit de uniformes, feitos com fio de pet, completo para os alunos da rede municipal, desde sapatos até casacos.


Turismo

O turismo é peça chave para o município que integra o Geoparque Quarta Colônia, que é candidato a ser mundial pela UNESCO por conta das belezas naturais e as descobertas paleontológicas. Nesse quesito, São João do Polêsine abriga o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) que é destinado à atividade acadêmica e à divulgação da ciência.

Além disso, na Praça Matriz, ocorreu a inauguração de uma estátua em homenagem ao Diácono João Luiz Pozzobon. A estátua é uma forma de reconhecer o trabalho de fé realizado por Pozzobon que percorreu milhares de quilômetros carregando no ombro a imagem da Mãe Peregrina. O movimento ficou conhecido como a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Outro destino na rota do turismo é o distrito de Vale Vêneto. Com três pontos, considerados de visita obrigatória: a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, encravada no flanco da montanha, o Calvário, com suas 14 estações, de cujas alturas se desfruta uma vista panorâmica da vila e o Museu Histórico do Imigrante, contendo verdadeiras relíquias, trazidas da velha Itália. Ademais, acontece anualmente um dos maiores festivais de música e gastronomia do centro do estado, a Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto e o Festival Internacional de Inverno da UFSM.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Vicente do Sul: desenvolvimento com obras importantes Anterior

São Vicente do Sul: desenvolvimento com obras importantes

Santiago: desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e ações sociais Próximo

Santiago: desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e ações sociais

publieditorial